quinta-feira, 28 de junho de 2012

Produção de verbete: Aldeia Global


A nova interdependência eletrônica cria o mundo à imagem de uma aldeia global.
Marshall Mcluhan


Termo cunhado na década de 60, pelo professor universitário canadense, Marshall Mcluhan, é uma metáfora para a interligação mundial construída com base no uso dos meios de comunicação, pois, para ele, a informação trocada virtualmente permitiria a quebra das fronteiras geográficas, permitindo a existência de trabalhos remotos entre pessoas. 


A aldeia dos nossos antepassados, espaço pequeno, no qual todos se relacionavam e na qual as notícias eram passadas rapidamente, é o modelo que Mcluhan desenhou para sua aldeia global: na qual, todos, em qualquer parte do mundo, podem manter contato via meios de comunicação.

No entanto, à época que Mcluhan produzia suas teorias a cerca da comunicação, o meio de comunicar-se que mais servia como exemplo de aldeia global era o rádio, inventado na década de 20. Ainda não existia a internet para possibilitar a verdadeira interação e comunicação, pois por meio dela, atualmente, podemos ler, escutar, ver, interagir e expressar oralmente ou de forma escrita nossas opiniões.

O profeta da eletrônica, como ficou conhecido tal estudioso, também via na aldeia global um aspecto pedagógico, adiantando o que só seria estudado a partir nos anos 90, com o nome de Comunicação e Educação: "Uma rede mundial de ordenadores tornará acessível, em alguns minutos, todo o tipo de informação aos estudantes do mundo inteiro".

Fervoroso inimigo da escola tradicional, Mcluhan já ilustrava como deveria ser a educação nos tempos da aldeia global: “Onde o interesse do estudante já estiver focalizado, aí se encontra o ponto natural de elucidação de seus problemas e interesses”.

E completa, sobre a tarefa do professor do novo tempo: “A tarefa educativa não é fornecer, unicamente, os instrumentos básicos da percepção, mas também desenvolver a capacidade de julgamento e discriminação através da experiência social corrente”.


É ilusório supor que existe qualquer diferença básica entre entretenimento e educação. Sempre foi verdade que tudo o que agrada ensina mais eficazmente.
Marshall Mcluhan








Livros do autor: Os meios de comunicação como extensões do homem; Revolução na comunicação; O meio é a mensagem; A Galáxia Gutemberg.




REFERÊNCIAS:
BIANCHETTI, Lucídio. Da chave de fenda ao laptop: tecnologia digital e novas qualificações, desafios a educação Petrópolis: Vozes, 2001.
Revista Educação (nº 46, 10/2001). Maria Isabel Moura Nascimento. GT: Campos Gerais-PR-Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG
http://www.infoescola.com/geografia/aldeia-global/
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_b_marshall_mcluhan.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário