sexta-feira, 22 de junho de 2012

Afinal, recursos tecnológicos são simplesmente recursos, que podem ser usados para as mais variadas finalidades. Não precisamos deixar os jovens ilhados nos comportamentos aprendidos com os colegas e amigos. Ao interagir com pais, professores e outros adultos, ou jovens de outras “tribos”, eles certamente aprenderão muito, tanto em termos de conhecimento quanto em termos de atitudes.
 Betina Von Staa





 Hoje, iremos falar sobre Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem, artigo originalmente publicado no site da Nova Escola. O desafio para o professor é: como entrar nesse espaço, visto primeiramente como lugar de entretenimento, para levar conhecimento, transformá-lo também em espaço de aprendizagem?



Adentrar o mundo virtual requer, antes de tudo, por parte do professor, domínio da ferramenta e o saber porquê utilizar, sabendo também o limite do que publicar em rede e de como se relacionar com os alunos nessa extenção da sala de aula.

Ao entrar nas redes sociais, o professor alarga as possibilidades de uso desta, juntando aprendizagem e conhecimento ao universo de diversão e comunicação. E, como nos diz Betina Von Staa na citação acima, para além da aprendizagem e conhecimento acrescentados, ocorre também a influência do ser professor na vida particular de seus alunos, não deixando-os ilhados no mundo virtual, mas sim construindo um novo significado para tal espaço juntamente com seus alunos.


Além disso, é de fundamental importância que sejamos educadores de um novo tempo (da multimídia, da sociedade da informação e da tecnologia), pois, nesse novo tempo, preparamos nosso alunos para o que virá, o futuro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário